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Regulamento COPA TAC - CLUBES - TAC21

REGULAMENTO INTERNO

A COPA TAC foi criada com para proporcionar os cac´s e agentes de segurança pública de todo país a possibilidade de ingresso no esporte, de forma simplificada, organizada e dentro da lei.

A COPA TAC é uma competição de tiro esportivo da modalidade de precisão de 10,15,25,50 e 100 metros, levando aos competidores o máximo de aproveitamento do seu equipamento e espírito esportivo.

Nesta copa, poderão participar todos os CAC´s (Caçadores, Atiradores e Colecionadores)e agentes de segurança pública ( Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militares, Polícias Penais Federal, Estadual e Distrital, Forças Especiais e Guardas Municipais), que estiverem em dia com sua documentação suas obrigações e / ou possuam porte funcional de arma de fogo.

A Copa acontecerá de forma simultânea em diversos clubes do Brasil, durante 6 etapas.

A COPA TAC é regulamentada pelos seguintes instrumentos jurídicos – Regulamento Geral, Carta Convite aos Clubes, Regulamento de Premiação e Classificação Geral.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. CALENDÁRIO

 

CALENDÁRIO DAS PROVAS

 

MODALIDADE

MÊS

DATA

OPEN – COPA TAC

JANEIRO

12 a 21

2° Etapa – Cac´s e Agentes

FEVEREIRO

16 a 25

3° Etapa – Cac´s

MARÇO

15 a 24

4° Etapa – Cac´s e Agentes

ABRIL

12 a 21

5° Etapa – Cac´s

MAIO

10 a 19

6° Etapa – Cac´s e Agentes

JUNHO

07 a 16

OPEN – COPA TAC 2.0

JULHO

12 a 21

2° Etapa – Cac´s e Agentes

AGOSTO

09 a 18

3° Etapa – Cac´s

SETEMBRO

13 a 22

4° Etapa – Cac´s e Agentes

OUTUBRO

11 a 20

5° Etapa – Cac´s

NOVEMBRO

08 a 17

6° Etapa – Cac´s e Agentes

DEZEMBRO

06 a 15

 

            As provas serão realizadas preferivelmente das 09:00 as 17:00, ou conforme

horário estipulado pelos clubes participantes.

  • Os resultados deverão ser lançados no site até as 22:00 horas do dia seguinte ao término da etapa.
  • A inobservância do lançamento dos resultados no prazo estabelecido no item 1.2 do

presente regulamento, acarretará cumulativamente:

  1. Na 1ª ocorrência – Multa no valor de 50% sobre o valor gerado das inscrições;
  2. Na 2ª ocorrência – Suspensão da próxima etapa;
  3. Na 3ª ocorrência – Exclusão do clube durante a temporada.
    • Os clubes que estiverem inadimplentes com a prestação de contas terão a homologação dos seus resultados suspensos e seus atletas não participarão dos sorteios.
    • Os clubes inadimplentes não poderão participar das etapas subsequentes até que seja sanada todas as irregularidades financeiras.
    • Os resultados preliminares serão publicados / divulgados na terça feira subsequente a realização das provas até 16:00 horas.
    • Os recursos deverão ser interpostos até a quinta – feira subsequente a realização das provas, até as 15:00 horas.
    • A análise dos recursos será realizada até a segunda – feira subsequente a realização das provas, até as 15:00
    • Os resultados definitivos serão publicados e homologados na segunda – feira subsequente as etapas após as 20:00 horas.

 

  1. CADASTRO

 

  • Os clubes e os atletas participantes deverão realizar o cadastro através do portal: https://www.tac21.com.br.
  • Cada clube participante pagará a taxa anual de filiação no valor de R$ 190,00 (Cento e Noventa Reais).
  • Cada atirador participante pagará a taxa anual de filiação no valor de R$ 100,00 (Cem Reais).
  • O clube participante deverá permitir a entrada de atletas visitantes filiados a outras entidades, franqueando a participação destes em suas dependências.

 

  • Os clubes participantes poderão impedir a entrada de atletas que porventura tenham problemas éticos e morais com o clube, tais como inadimplência, jurídicos ou desavenças pessoas entre os proprietários do clube e atleta.

 

  • Somente poderão participar da COPA TAC os clubes que tiverem comprovadamente mais de 60 associados em seus quadros associativos.
  • Os clubes participantes obrigatoriamente deverão ofertar infraestrutura básica contendo em sua dependência:
  1. Sanitários;
  2. Acesso a água mineral, sendo bebedouros ou venda;
  3. Área de alimentação, com restaurante ou lanchonete;
  4. Acesso à internet;
  5. Disponibilizar um terminal para que os atletas realizem suas inscrições ou viabilizar de outra forma com supervisão;

2.6.1 No ato do cadastramento, os atletas deverão anexar no sistema os seguintes documentos:

  1. a) Documento de identificação com foto e CPF;
  2. b) Certificado de Registro – CR; ou funcional
  3. c) Comprovante de endereço;

 

  1. INSCRIÇÕES

 

  • O valor de cada inscrição de cada etapa será de R$ 55,00 (cinquenta e cinco reais) pagos pelo atleta participante ao clube no ato da participação, ou R$ 50,00 (cinquenta reais) se a inscrição for realizada de forma antecipada pelo atleta em nossa plataforma online.
  • Como forma de prestar os nossos agradecimentos e admiração a todos os agentes de segurança pública, a COPA TAC definiu que para estes, o valor inscrição de cada de etapa será de R$ 40,00 (quarenta reais) pagos pelo agente ao clube no ato da participação, ou R$ 35,00 (trinta e cinco reais) se a inscrição for realizada de forma antecipada em nossa plataforma online.

 

 

 

 

 

  1. DIVISÃO DAS RECEITAS

 

  • O valor de cada inscrição da COPA TAC será rateado da seguinte forma, no caso de atiradores:

Inscrições Online:

COPA TAC – R$ 20,00

CLUBE – R$ 30,00

 

 

 

  • O valor de cada inscrição de etapa da COPA TAC será rateado da seguinte forma, no caso de agentes de segurança pública:

 

 

 

 

  • Todos os clubes deverão realizar o envio de um relatório (fixa anexo), descriminando todos os pagamentos dos atletas que competiram pela COPA TAC em seu estabelecimento, para que seja realizada a conciliação dos pagantes online, presencial e recolhimento de taxa recursal, este documento deverá ser enviado através do e-mail – financeiro.copatac@tac21.com.br no imediato dia subsequente da publicação da homologação dos resultados (vide calendário anexo).

 

  • O prazo para a conciliação financeira deverá ser observado no calendário anexo.

 

 

  • O prazo para o pagamento do repasse aos clubes deverá ser observado no calendário anexo.

 

  1. MODALIDADES

 

A COPA TAC contará com as seguintes modalidades em suas etapas:

 

MODALIDADE

DISTÂNCIA

 

5.1

CARABINA LEVE OVERALL

15 METROS

22 LR / .17HMR / .22MAG

5.2

CARABINA LEVE OVERALL – OPTICS

25 METROS

22 LR / .17HMR / .22MAG

5.3

CARABINA MAIOR OVERALL

25 METROS

9mm / 5,56

5.4

CARABINA MAIOR OVERALL – OPTICS

50 METROS

9mm / 5,56

5.5

CARABINA LEVER ACTION

50 METROS

.32-20 Winchester / .38 SPL / .357 MAG / .38-40 Winchester / .44 / .44 MAG / .44 – 40 Winchester / .454 CASULL / .30-30 Winchester

5.6

PISTOLA LEVE

10 METROS

22LR / .380

5.7

PISTOLA MAIOR

15 METROS

9mm / .40 / .45

5.8

REVOLVER LEVE

10 METROS

.38 / .32

5.9

REVÓLVER MAIOR

15 METROS

10mm / .357 / 454 CASULL

5.10

FUZIL MENOR

50 METROS

.223 REM / 5,56x45mm / .224 Weatherby Magnum e demais variações / .30 M1 CARBINE

5.11

FUZIL MAIOR

100 METROS

Calibre: .308 Winchester / 7,62x51mm / 7,62x39mm / 30×06 Springfield / 300 Blackout / 338 Lapua Magnum / 6BR / 6,5 Creedmoor

 

 

  • CARABINA LEVE OVERALL:

Calibre: .22 LR / .17HMR / .22MAG

Classe: OVERALL – FORÇA LIVRE

Alvo: PF

Posição: Em pé, sem apoio

Mira Aberta – PROIBIDO O USO DE APARELHOS ÓPTICOS

Armamento: Carabina

Total de 20 disparos em 10 minutos de prova

Alvo à 15 metros – PROIBIDO TIRO DE ENSAIO / AQUECIMENTO

Medalha de Premiação: 1° ao 4° lugar nas etapas

Premiação Classificação Final: 1° ao 10° Lugar – as premiações serão divulgadas posteriormente em nosso site.

 

  • CARABINA LEVE OVERALL OPTICS:

Calibre: .22 LR / .17HMR / .22MAG

Classe: OVERALL – FORÇA LIVRE

Alvo: PF

Posição: Em pé, sem apoio

Permitido uso de sistema óptico (luneta/ red dot / mira holográfica)

Armamento: Carabina – Proibido utilização de fuzil

Total de 20 disparos em 10 minutos de prova

Alvo à 25 metros – PROIBIDO TIRO DE ENSAIO / AQUECIMENTO

Medalha de Premiação: 1° ao 4° lugar nas etapas

Premiação Classificação Final: 1° ao 10° Lugar – as premiações serão divulgadas posteriormente em nosso site.

 

  • CARABINA MAIOR OVERALL:

Calibre 9mm / 5,56

Classe: OVERALL – FORÇA LIVRE

Alvo: PF

Posição: Em pé, sem apoio

Mira Aberta – PROIBIDO O USO DE APARELHOS ÓPTICOS

Armamento: Carabina

Total de 15 disparos em 10 minutos de prova

Alvo à 25 metros – PROIBIDO TIRO DE ENSAIO / AQUECIMENTO

Medalha de Premiação: 1° ao 4° lugar nas etapas

Premiação Classificação Final: 1° ao 10° Lugar – as premiações serão divulgadas posteriormente em nosso site.

 

 

  • CARABINA MAIOR OVERALL OPTICS:

Calibre: 9 mm ou 5,56

Classe: OVERALL – FORÇA LIVRE

Alvo: PF

Posição: Em pé, sem apoio

Permitido uso de sistema óptico (luneta/ red dot / mira holográfica)

Armamento: Carabina – Proibido utilização de fuzil

Total de 15 disparos em 10 minutos de prova

Alvo à 50 metros – PROIBIDO TIRO DE ENSAIO / AQUECIMENTO

Medalha de Premiação: 1° ao 4° lugar nas etapas

Premiação Classificação Final: 1° ao 10° Lugar – as premiações serão divulgadas posteriormente em nosso site.

 

  • CARABINA LEVER ACTION:

Calibre: .32-20 Winchester / .38 SPL / .357 MAG / .38-40 Winchester / .44 / .44 MAG / .44 – 40 Winchester / .454 CASULL / .30-30 Winchester

Classe: OVERALL – FORÇA LIVRE

Alvo: PF

Posição: Em pé, sem apoio

Permitido uso de sistema óptico (luneta/ red dot / mira holográfica)

Armamento: Carabina – Proibido utilização de fuzil

Total de 15 disparos em 10 minutos de prova

Alvo à 50 metros – PROIBIDO TIRO DE ENSAIO / AQUECIMENTO

Medalha de Premiação: 1° ao 4° lugar nas etapas

Premiação Classificação Final: 1° ao 10° Lugar – as premiações serão divulgadas posteriormente em nosso site.

 

  • PISTOLA LEVE:

Calibre: 22LR / .380

Classe: OVERALL – FORÇA LIVRE

Alvo: PF

Posição: Em pé, sem apoio

Mira livre  

Armamento: Pistola

Total de 20 disparos em 10 minutos de prova

Alvo à 10 metros – PROIBIDO TIRO DE ENSAIO / AQUECIMENTO

Medalha de Premiação: 1° ao 4° lugar nas etapas

Premiação Classificação Final: 1° ao 10° Lugar – as premiações serão divulgadas posteriormente em nosso site.

 

  • PISTOLA MAIOR:

Calibre: 9mm / .40 / .45

Classe: OVERALL – FORÇA LIVRE

Alvo: PF

Posição: Em pé, sem apoio

Mira Livre

Armamento: Pistola

Total de 20 disparos em 10 minutos de prova

Alvo à 15 metros – PROIBIDO TIRO DE ENSAIO / AQUECIMENTO

Medalha de Premiação: 1° ao 4° lugar nas etapas

Premiação Classificação Final: 1° ao 10° Lugar – as premiações serão divulgadas posteriormente em nosso site.

 

 

  • REVÓLVER LEVE:

Calibre: .38 / .32

Classe: OVERALL – FORÇA LIVRE

Alvo: PF

Posição: Em pé, sem apoio

Mira Aberta

Armamento: Revólver

Total de 20 disparos em 10 minutos de prova

Alvo à 10 metros – PROIBIDO TIRO DE ENSAIO / AQUECIMENTO

Medalha de Premiação: 1° ao 4° lugar nas etapas

Premiação Classificação Final: 1° ao 10° Lugar – as premiações serão divulgadas posteriormente em nosso site.

 

  • REVÓLVER MAIOR:

Calibre: 10mm / .357 / 454 CASULL

Classe: OVERALL – FORÇA LIVRE

Alvo: PF

Posição: Em pé, sem apoio

Mira Aberta

Armamento: Revólver

Total de 20 disparos em 10 minutos de prova

Alvo à 15 metros – PROIBIDO TIRO DE ENSAIO / AQUECIMENTO

Medalha de Premiação: 1° ao 4° lugar nas etapas

Premiação Classificação Final: 1° ao 10° Lugar – as premiações serão divulgadas posteriormente em nosso site.

 

  • FUZIL MENOR:

Calibre: .223 REM / 5,56x45mm / .224 Weatherby Magnum e demais variações / .30 M1 CARBINE

Classe: OVERALL – FORÇA LIVRE

Alvo: PF

Posição: Em pé, apenas com o apoio do corpo

Mira Livre – Permitido uso de sistema óptico (luneta, red dot, mira holográfica, magnifier), a critério do atirador

Armamento: Fuzil ação de repetição ou ferrolho

Total de 10 disparos em 10 minutos de prova

Alvo à 50 metros – PROIBIDO TIRO DE ENSAIO / AQUECIMENTO

Medalha de Premiação: 1° ao 4° lugar nas etapas

Premiação Classificação Final: 1° ao 10° Lugar – as premiações serão divulgadas posteriormente em nosso site.

 

 

  • FUZIL MAIOR:

Calibre: .308 Winchester / 7,62x51mm / 7,62x39mm / 30×06 Springfield / 300 Blackout / 338 Lapua Magnum / 6BR / 6,5 Creedmoor

Classe: OVERALL – FORÇA LIVRE

Alvo: PF

Posição: Deitado, com apoio dianteiro, não podendo ter nenhum tipo de ancoragem / estativa. A coronha deve estar apoiada exclusivamente no ombro ou na mão do atirador. Não é permitido nenhum outro tipo de apoio auxiliar como sand bag, mono pé ou simulares.

Mira Livre – Permitido uso de sistema óptico (luneta, red dot, mira holográfica, magnifier), a critério do atirador

Armamento: Fuzil ação de repetição ou ferrolho

Total de 10 disparos em 10 minutos de prova

Alvo à 50 metros – PROIBIDO TIRO DE ENSAIO / AQUECIMENTO

Medalha de Premiação: 1° ao 4° lugar nas etapas

Premiação Classificação Final: 1° ao 10° Lugar – as premiações serão divulgadas posteriormente em nosso site.

 

 

 

  1. COMANDOS GERAIS

 

6.1 APLICÁVEIS A TODAS AS MODALIDADES A 10 E 15 METROS:

 

  1. Comandos:

Senhores atiradores, óculos e abafadores, em posição, a prova se iniciará em 1 minuto;

Cada série deverá ser efetuada com o carregamento de 5 (cinco) munições no armamento.

      * 1ª Série: 1 minuto de duração – intervalo de 1 minuto para municiamento

      * 2ª° Série: 1 minuto de duração – intervalo de 1 minuto para municiamento.

      * 3ª Série: 30 segundos de duração – intervalo de 1 minuto para municiamento.

      * 4ª Série: 30 segundos de duração – Final de prova

 

 

 

 

 

6.2      APLICÁVEIS À TODAS AS MODALIDADES À 20, 25 E 50 METROS:

 

  1. Comandos:

Senhores atiradores, óculos e abafadores, em posição, a prova se iniciará em 1 minuto;

Senhores atiradores, atenção… serão efetuados 5 disparos em cada cor do alvo, a sua escolha;

Atenção, tempo de 10 minutos em prova;

Senhores atiradores, resta 1 minuto para o final da prova;

Senhores atiradores, fim de prova, armas abertas sobre as bancadas!

 

 

6.3      COMANDOS GERAIS APLICÁVEIS A MODALIDADE DE FUZIL A 100 METROS:

 

  1. Comandos:

–  Senhores atiradores, óculos e abafadores, em posição, a prova se iniciará em 3 minutos;

– Senhores atiradores, seu tempo de PREPARAÇÃO para ENSAIO, começará a partir de agora;

– Atiradores – carregar e ficar prontos para a série de ensaio no tempo de 3 minutos;

– Atiradores prontos? Se não pronto, acrescentar 30 segundos

– Atiradores, começar! Após os 3 minutos – “ENSAIO ENCERRADO”

– Atiradores, seu tempo de 3 minutos de PREPARAÇÃO para a PROVA, começará a partir de agora, (devendo já estar junto aos Atletas somente as 10 munições que serão utilizadas)

– Atiradores carregar e ficar prontos, para a série válida no tempo de 10 minutos;

– Repetir os comandos “4º” e “5º”;

– Após os 10 minutos comandar PROVA ENCERRADA – armas em segurança;

–  Após verificar que as armas estão em segurança comandar: “Pista fria”, sendo proibido manusear armas e munições.

 

            6.3.1

  1. a) Posição em pé, somente utilizando o apoio da arma junto ao corpo;
  2. b) Uso de bandoleira está autorizado se assim o atleta desejar;
  3. c) São permitidos o uso de: óculos, casaco de tiro, calças e sapatos especiais, tapa – olho, luneta de observação;
  4. d) O uso do supressor de ruído será permitido desde que sua posse tenha a devida autorização de aquisição / posse, emitida pelo EB, que deverá ser apresentada no dia da competição.
  5. e) É permitido o uso de “quebra – chama”, “freio de boca” ou peça similar;
  6. f) Para os atiradores que possuam rifles com “freio de boca”, será escolhido um box de tiro a critério do juiz de prova para que não interfira no desempenho dos outros atiradores.

 

  1. PRAZOS RECURSAIS:

Vide calendário anexo deste.

 

Taxa Recursal: R$ 45,00

 

  • Disposições Gerais – Recursos:
  1. O atleta poderá requerer a interposição de recurso no clube onde realizou as provas;
  2. O recurso deverá ser interposto pelo Delegado diretamente no sistema;
  3. O Delegado deverá anexar as fotos e súmulas dos alvos, descrevendo as observações gerais (matrícula e nome do atleta) e os motivos técnicos dos recursos, apontando:
  4. Recontagem da pontuação;
  5. Resultados não lançados;
  6. Resultado trocado – lançado em modalidade diversa;
  7. Resultado trocado – lançado em nome de outro atleta;
  8. Declarar que o atleta está ciente do recolhimento da TAXA RECURSAL;

 

  1. O atleta solicitante deverá assinar como ciência o requerimento, aceitando o recolhimento da Taxa Recursal no valor de R$ 45,00 perante o Delegado mesmo que o recurso seja indeferido.
  2. A Taxa Recursal será cobrada diretamente do clube após a publicação e homologação dos resultados definitivos.
  3. Os atletas que requererem a interposição de recursos e não repassarem os valores das taxas recursais para os clubes, terão seus cadastros bloqueados.

 

 

  1. DISPOSIÇÕES GERAIS APLICÁVEIS À TODAS AS MODALIDADES:

            Disparos efetuados além do tempo permitido ou acima da quantidade permitida.

  1. O atleta será desclassificado pelo juiz de prova, sendo obrigatória a marcação no alvo da sigla DQ de forma legível, da passada/ inscrição em questão.
  2. Os valores das inscrições não são restituídos, cabendo ao atleta efetuar sua reinscrição arcando com os custos.

 

 

 

 

 

 

  1. ALVOS E PONTUAÇÕES:

 

O alvo escolhido para a COPA TAC é o modelo percepção 4 cores PF (padrão SAT), medindo 48×66 (medidas oficiais), conforme modelo abaixo:

 

 

 

           

 

 

 

 

 

9.1  A contagem dos pontos de dará por simples somatória aritmética.

 

9.2 Os alvos devem estar identificados com:

  1. a) Número do posto do Atirador;
  2. b) Nome completo e assinatura do atirador;
  3. c) Data e Clube que está sediando;
  4. d) Modalidade e sequência de passagens, que deverão ser respeitadas quando

do lançamento;

  1. e) Tal preenchimento, constante nos itens “a” e “b” se dará antes do início da prova, sendo vedado ao atirador manusear ou tocar no alvo após ele ter sido utilizado na passagem/prova

 

 

 

  1. CLASSES E RANKING DE PREMIAÇÃO:

 

10.1 Para fins de classificação no Ranking Final de Premiação serão considerados a somatória dos 4 (quatro) melhores resultados das Etapas.

 

10.2 Empate Técnico: Diante de empate de natureza técnica, serão adotados os seguintes critérios para desempate:

 

  1. Cronológico: Primeiro resultado lançado, considerando a inscrição e as reinscrições;
  2. Persistindo o empate será considerado válido o resultado produzido pelo atleta mais velho.

10.4 Serão premiados com medalhas os 15 (QUINZE) primeiros colocados de cada modalidade por etapa.

 

 

  • DISPOSIÇÕES FINAIS

 

  • Qualquer inconformidade ocorrida durante as provas será resolvida pelo delegado responsável de cada clube;

11.2 Os atletas não poderão tocar nos alvos após realização das provas;

11.3 No caso de falha de munição ou pane no equipamento, o delegado verificará o fato e dará 20 (vinte) segundos para o atleta realizar novo disparo.

11.4 Alvos com disparos a mais serão desclassificados;

11.5 No caso de alvos com disparos cruzados, o delegado ao seu critério, resolverá o ocorrido, não podendo prejudicar o atleta que não concorreu para tal resultado;

11.6 As provas poderão ser efetuadas utilizando armamentos e munições do clube, caso o atleta assim desejar;

11.7 Os delegados de clubes, presidentes e dirigentes de entidades, instrutores de tiro e seus auxiliares, fiscais de linha e seus auxiliares, somente poderão participar da COPA TAC mediante a presença de duas testemunhas externas ao ato da realização das séries;

11.8 Os alvos dos 15 (quinze) primeiros atletas classificados em cada etapa, deverão ser anexados no sistema;

11.9 Os clubes deverão guardar todos os alvos das etapas, até o término do campeonato;

11.10 A organização reserva – se ao direito de realizar atos fiscalizatórios de natureza inopinada tais como diligências e vistorias.

11.11 As medalhas serão enviadas aos clubes em caixa fechada contendo as medalhas lacradas de forma individual para cada atirador colocado, devidamente identificadas, após finalizada cada etapa (vide calendário anexo).

11.12 Ao final da COPA TAC, os 4 (quatro) primeiros atletas de cada modalidade, classificados em Ranking Final, receberão premiação em dinheiro, a qual se dará em valores percentuais correspondente a fração arrecadada na respectiva modalidade, conforme Regulamento de Premiação e Classificação Geral.

11.13 O clube poderá ser advertido, suspenso, ou expulso do campeonato, mediante a prática de ação, omissão, fraude ou dolo, que atente contra o regular desenvolvimento do evento.

11.14 O atleta poderá ser advertido, suspenso, ou expulso do campeonato, mediante a prática de ação, omissão, fraude ou dolo, que atente contra o regular desenvolvimento do evento.

11.15 Somente poderão participar da COPA TAC os atletas que estiverem em posse da documentação obrigatória: Certificado de Registro – CR, CRAF – Se for utilizar armamento próprio e GT – Guia de tráfego ou as autoridades que possuam porte funcional de arma de fogo.

11.16 A organização realizará de forma aleatória – avisando os clubes, visitas durante as etapas, para realizar entregas de brindes aos atiradores e material de apoio aos clubes.

11.17 As medalhas serão enviadas Calendário Administrativo, anexo deste, estabelecido no item n° 1 do presente regulamento. Realizado o segundo envio e no caso de retorno (OBJETO DEVOLVIDO) pelos seguintes motivos: a) recusa no recebimento, b) carteiro não atendido ou destinatário ausente, c) endereço incompleto, d) suspensão da entrega pelo destinatário, e) mudou de endereço, f) não compareceu para retirada nas agências ou sede da transportadora no prazo determinado; o terceiro envio será realizado após pagamento de taxa de R$ 200,00 (duzentos reais).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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